Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Artigos: Mitos sobre Xadrez...

Mitos sobre Xadrez
As pessoas dizem os maiores absurdos sobre xadrez.
As pessoas, especialmente os próprios jogadores de xadrez, dizem os maiores absurdos sobre xadrez e jogadores de xadrez. Aqui estão alguns dos nossos mitos preferidos sobre o jogo da realeza. Alguns desses ditos são definitivamente falsos, outros são opiniões desinformadas, e uns tantos são controvérsias, que podem ou não ser verdadeiras.


É difícil aprender xadrez
Xadrez pode não ser o jogo mais fácil de aprender, mas está longe de ser o mais difícil. O jogador deve aprender o movimento de seis peças, das quais a de menor valor, o peão, tem os movimentos mais complicados. Então deve aprender as regras sobre o ataque e a defesa do rei, tais como o Roque. Deve-se aprender também algumas regras sobre partidas em que nenhum jogador ganha. Um aspecto do mito é verdadeiro: é difícil, muito difícil, aprender a jogar xadrez bem. Um jogador a cada cem alcança a maestria.

Xadrez é uma perda de tempo
Não é exatamente um mito, é melhor classificado como uma opinião. Claro, xadrez é “apenas um jogo”. Porém, diferente de muitos jogos, o xadrez incorpora elementos de lógica e arte. E se lógica e arte são perda de tempo, então o xadrez também é. Na sociedade moderna, tudo que não for relacionado com o desenvolvimento econômico parece perda de tempo para alguns. Para essas pessoas, xadrez certamente é uma perda de tempo. Então que seja! Cada um é livre para escolher seus prazeres na vida.
É preciso ser inteligente para jogar xadrez
Há uma certa relação entre a habilidade no xadrez e a inteligência em geral, no entanto o mínimo de inteligência é necessário. Cães e gatos nunca irão aprender o básico, e ninguém jamais tentou ensinar golfinhos e chimpanzés.  Xadrez, no final das contas, realmente envolve o uso de vários compartimentos avançados do cérebro da maneira mais eficiente possível. Pessoas de todos os tipos jogam xadrez, muitos alcançando maestria. Algumas pessoas muito inteligentes gostam de jogar xadrez, mas  nunca passam do nível iniciante.

Xadrez é para nerds
Na verdade, isso não é um mito, já que xadrez é para todos. Xadrez é para nerds, geeks, crânios, ratos de laboratório, tanto quanto para qualquer outra pessoa. Aqueles que dizem que “xadrez é só para nerds”, o fazem na tentativa de insultar outros, mas isso é totalmente errado. E mesmo se fosse verdade, o que é que tem? Pessoas inteligentes, esquisitas, peculiares, contribuíram mais para o avanço da humanidade que o resto. Se eles quiserem jogar xadrez, é problema deles.
Mulheres não jogam xadrez tão bem quanto homens
É verdade que, até o momento, mulheres não tiveram desempenho tão bom quanto o dos homens em eventos de xadrez. Há diversas razões para isso: uma delas pode ser que homens geralmente são especialistas em fazer com que as mulheres se sintam desconfortáveis em eventos de xadrez. As irmãs Polgar se esforçaram muito para convencer o mundo do xadrez que mulheres podem jogar muito bem. Talvez um dia se descubra que mulheres podem até jogar melhor que homens. Não se sabe.

Venha aprender na prática conosco grátis.
 Clube de Xadrez de S.B.Campo/SP
Acesse: ligadexadrezsbc.wix.com/home
e saiba mais.  

Um comentário:

  1. Normalmente, o interesse por aprender a jogar xadrez é como um caminho para autorrealização psicológica. Se não se conseguir, vai se arrumar 1.001 defeitos no xadrez!
    Os 1ºs passos costumam ser traumáticos, pois se deseja APRENDER TUDO EM POUCOS MINUTOS e já partir para derrotar o professor(a) na 1ª partida!

    O jogo de xadrez requer um aprendizado por TREINAMENTO. NINGUÉM ESTARÁ APTO A JOGAR nos 1ºs passos, pois TERÁ DE LEMBRAR DE TODAS AS REGRAS, e desenvolver aquela capacidade de visualização automática do RAIO DE AÇÃO de cada peça, ANTES de escolher seus 1ºs lances!

    Fazendo um paralelo com o BOXE: imagine um aprendiz a boxeador receber TODAS as instruções em pouco minutos e já ser desafiado em seguida para tentar vencer o campeão?! Ele vai apanhar, correndo risco de vida, e vai concluir que o boxe não é para ele!

    TODOS os campeões(campeãs) chegaram aos seus títulos por intermédio de um TREINAMENTO GRADATIVO! Foram TEIMOSOS e INSISTENTES, apesar das amargas derrotas sofridas!
    O Treinamento mais completo e prático são as próprias partidas bem jogadas em fortes torneios! A PRÁTICA é como tirar água de poço: quanto mais tira mais limpa ela vem!

    Apos aprender todas as regras, o aprendiz a paciente enxadrista, deve ser experimentado em MINI jogos: uma final fácil de R + T, mate em 2, por exemplo. Assim, ele aprenderá claramente o objetivo do jogo - o gosto de DAR XEQUE-MATE! E vai decorar os 2 mais fáceis movimentos: Rei e Torre. Depois pode-se colocar R + 2 Torres x R (nem vai precisar da ajuda do Rei); R + 2 Bispos de cores opostas x R; R + B + T x R. E então R + Peão passado que se promove à Dama x R; e assim por diante, até estar apto para aprender as Aberturas!

    ResponderExcluir