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sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Artigos: Glossário do Xadrez...


Glossário do Xadrez -  o que significa palavras como...


A

Abafado
Mate de cavalo contra um rei impedido de jogar pelas próprias peças. O mesmo que "ahogado" ou asfixiado.

Abandonar
Declarar perdida uma partida, desistindo de continuar.

Abertura
É a fase inicial do jogo, compreendendo os primeiros dez a quinze lances de uma partida.

Abertura aberta
Qualquer abertura que conduza a posições com várias linhas abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.e4 e5.

Abertura fechada
Qualquer abertura que deixe poucas colunas e diagonais abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.d4 d5. São assim chamadas porque tendem a restringir o jogo tático de peças, conduzindo a partidas mais posicionais durante a abertura e o princípio do meio-jogo.


Ajudicação
Processo pelo qual um enxadrista mais forte decide sobre o resultado de um jogo não terminado. Esta prática não é comum atualmente em eventos de tabuleiro mas ainda ocorre em torneios on-line onde um jogador se recusa a continuar depois do adiamento.

Acumulação de Tempo
Direito, que tem o competidor em torneios com partidas a relógio, de executar em ritmo desigual as jogadas de uma partida, dentro de um limite oficial antecipadamente prescrito. Assim, se é exigido jogar 20 lances por hora, e o competidor executar os seus primeiros 10 lances em 10 minutos, terá o direito de jogar os restantes 10 lances em 50 minutos, etc.

Adiar
Transferir a continuação de uma partida não terminada, em provas oficiais.

Afogado
Uma posição em que o enxadrista que tem que efetuar o lance não tem nenhum movimento legal a executar e não está em xeque; neste caso, o empate é imediato.

Agressivo
Estilo de jogo onde as trocas de peças e os ataques são realizados ainda na fase de abertura.

Ala
Cada uma das metades em que se divide idealmente o tabuleiro; o mesmo que flanco.

Ala da Dama
É a metade vertical do tabuleiro onde estão as damas na posição inicial.

Ala do Rei
É a metade vertical do tabuleiro onde estão os reis na posição inicial.

Amador
A distinção entre o enxadrista profissional e o amador não é muito importante no xadrez, uma vez que estes competem por prêmios e podem receber por participação em torneios, incluindo o campeonato mundial. Max Euwe foi o último campeão mundial amador. No século XIV, o termo "amador" era algumas vezes utilizado em jogos publicados para ocultar o nome do enxadrista que perdia para um grande mestre. Era considerado indelicado usar o nome do enxadrista sem a sua autorização e os profissionais não queriam correr o risco de perder clientes. ‘’Veja também NN ou N.N.’’

Ameaça
Agressão iminente a um ponto qualquer, exigindo providências defensivas imediatas.

Análise
Estudo pormenorizado das consequências de uma posição.

Anotação
Comentário em um jogo utilizando uma combinação de comentários escritos e pontuações do xadrez ou notações.

Árbitro Internacional
Oficial do torneio responsável pelo cumprimento das regras da FIDE e demais responsabilidades da organização.

Armageddon
Uma variante do xadrez onde as brancas precisam aplicar o mate para vencer o jogo, e as pretas precisam apenas empatar o jogo para vencer. As brancas tem mais tempo que as pretas e a discrepância pode variar, porém no Campeonato Mundial de Xadrez as brancas têm 6 minutos e as negras 5 minutos.

Ataque
Aproveitamento de iniciativa, com a produção de ameaças e golpes táticos.
Ataque da minoria - Manobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de modo a coseguir a criação de um peão isolado.
Ataque a baioneta
Ataque ao roque adversário por meio de avanço de peões.

Atraso de Bronstein
Um método de controle do tempo que envolve um tempo de atraso. Quando é a vez de de um enxadrista jogar, o relógio aguarda um determinado tempo antes de começar a subtrair o seu tempo. Foi inventado por David Bronstein.

Autômato
Uma máquina automática para jogar xadrez. Nos séculos XVIII e XVIV a maioria destes dispositivos eram falsos, sendo operados sob controle de um jogador humano. A mais famosa máquina de jogar xadrez foi O Turco.
B

Baioneta
Ataque de peões sobre o roque adversário.

Base
O elemento mais atrasado em uma cadeia de peões.

Bateria
Arranjo de duas ou mais peças na mesma Fileira ou Coluna de modo que se protegem com o intuito de atacar peças adversárias desprotegidas. A formação mais comum são duas torres capturando peças desprotegidas no final da partida.

BCO
Abreviação do guia de referência para aberturas Bastford's Chess Openings.

Bispos
Par de peças no xadrez parecidas visualmente com o peão, porém de tamanho maior e com uma falha na cabeça. Movem-se pelas Diagonais do tabuleiro. Cada um vale 3 peões, e são considerados mais valiosos quando são um par.

Bispo Mau
O bispo que é impedido de jogar, ou tem sua atividade restringida, devido à colocação dos peões próprios em casa da mesma cor.

Bispo Bom
Um bispo que pode se mover por entre a cadeia de peões.

Bispo da cor errada
Expressão utilizada com frequência em finais para indicar um bispo que não é capaz de proteger a casa de promoção do peão da torre que se deseja promover.

Blitz
Um jogo rápido de xadrez jogado em 5 ou 10 minutos.

Blindfold
Jogador experiente que joga com um ou mais oponentes sem visão do tabuleiro.

Bloqueio
Obstrução do raio de ação de peças adversárias.

Brancas
O conjunto de peças manejadas pelo primeiro jogador.

Brilhantismo
Uma jogada espetacular em uma partida. Normalmente envolve o sacrifício de uma peça ou um movimento não esperado.

Bughouse
Uma variante do xadrez praticado em duplas, com dois tabuleiros. As peças capturadas de uma partida podem ser colocadas no tabuleiro do parceiro. Vence quem aplicar o mate na dupla adversária.

Bye
Uma rodada durante uma competição na qual um jogador não participa devido a um número ímpar de adversários. Um bye normalmente é marcado como 1 ponto, mas em algumas comepetições pode ser 1/2.
Cadeia de Peões
Linha de peões apoiados entre si, e cujos extremos são a base e o posto avançado.

Caissa
Musa protetora do Xadrez.

Campo
Território sob domínio natural de cada bando; as quatro primeiras filas de cada jogador.

Capturar
É a retirada da peça, também é chamado de tomar ou ganhar a peça.

Captura
Movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo oponente.

Casa
Cada um dos 64 quadrículos em que se divide o tabuleiro de xadrez. O mesmo que escaque.

Casa angular
Cada um dos quatro cantos do tabuleiro.

Casa forte
Aquela aonde podemos instalar uma peça sem o risco de ser atacada por peão adversário.

Centro
O pequeno quadrado formado pelas casas 4R, 4D, 5R e 5D de cada lado.

Cheapo
Uma boa jogada usualmente feita pelo lado que estava a perder para segurar um empate ou até para ganhar.

Cilada
Posição de aparência inofensiva, a que se quer atrair o adversário, com o objetivo de extrair alguma vantagem.

Cobertura
Proteção ao rei de algum xeque, por interposição da peça.

Coluna
Oito casas seguidas do tabuleiro na vertical.

Coluna aberta
Coluna a que faltam os peões, e por onde as peças maiores podem penetrar em território inimigo.

Combinação
Sucessão de lances passível de precisão exata, envolvendo entrega de material e acarretando transformação violenta na posição.

Contragambito
Gambito oferecido pelas peças pretas.

Coroação
Quando o peão atinge a oitava casa ele pode se transformar em qualquer outra peça, é o mesmo que promoção.

Corredor
Mate de tôrre ou dama, aplicado ao longo da primeira fila do rei contrário, fechado pelos próprios peões. O mesmo que mate de "gaveta".

Cravar
Impossibilitar o movimento de uma peça contrária por expor o seu rei ao xeque, o mesmo que pregar.
Defesa
A contrapartida do ataque. Nome que se dá à série de lances ou a variantes de aberturas consideradas sob o ponto de vista das peças pretas.

Development
O processo de mover peças dos quadrados de origem onde eles possam ajudar melhor a jogada do jogador.

Desenvolvimento
Processo pelo qual as peças entram em jogo ativo.

Diagonal
Qualquer série de casas unidas de uma mesma cor formando um ângulo de 45º. Exemplo: de a1 até h8.

Diagrama
Representação gráfica de uma posição no tabuleiro.

Doubled pawns
Dois peões da mesma cor na mesma fila. Geralmente considerado uma desvantagem porque os peões não se podem defender um ao outro.

Draughts
Palavra em inglês, para o que os americanos chamam checkers.

Draw
Um resultado comum no xadrez quando nenhum dos lados ganha ou perde. Um empate pode resultar quando nenhum dos lados tem o jogo suficiente para forçar a uma vitória.

Duplo
Ataque simultâneo de uma peça a duas outras adversárias. O duplo de peão também é chamado de "garfo". Uma das peças pode ser o rei.
E

En Passant
Tipo de captura especial que o peão faz.

Enxadrista
Qualquer pessoa que pratique xadrez.

Enxadrismo
É tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas de um modo geral. É o corpo de conhecimentos que foi desenvolvido em torno da prática enxadrística.

Escaque
O mesmo que casa.

Esquema
Plano ideal que se persegue em uma partida, principalmente em seu início, e no qual se leva em conta a estrutura dos peões.

Estilingue
Mate de dama apoiada pelo bispo e correndo pela mesma diagonal, sobre um rei rocado.

Estratégia
Princípios gerais que regem a formulação de um plano de jogo. Ultilização de noções tais como desevonlvimento harmônico, domínio central, estruturação dos peões, etc.
F

Fases da Partida
São três a saber: abertura, meio-jogo e final.

Fianqueto
Desenvolvimento de um bispo pela casa 2C.

F.I.D.E.
Sigla da "Fédération Internationale Des Echecs", entidade máxima do enxadrismo mundial.

Fila
Cada uma das oito linhas horizontais de casas, que vão da base de um jogador a outro. O mesmo que fileira.

Final
A última fase de uma partida, quando o escasso número de peças permite a transformação em vitória da vantagem porventura obtida por um dos lados, ou então o empate se apresenta evidente.

Fish
Um mau jogador de  xadrez.

Flanco
Cada um dos setores, à esquerda e à direita, no tabuleiro. O primeiro é o flanco da dama e o segundo o flanco do rei. O mesmo que ala.

Forçar a partida
Vencer a partida conduzindo o adversário a uma série de lances inevitáveis.

Forquilha
O mesmo que garfo.

f7
Em notação algébrica do xadrez, f7 é uma casa de grande importância na abertura por estar defendida apenas pelo rei negro. Este fato é muitas vezes explorado pelas brancas e algumas posições conhecidas de xeque-mate, como o Mate do Pastor, baseiam-se na fraqueza dessa casa. Por simetria, poder-se-ia atribuir à casa f2 a mesma fraqueza, mas das Brancas, entretanto, o fato de as Negras não iniciarem o jogo normalmente obriga-as a adotar uma postura defensiva na abertura, dificultando um ataque agressivo a f2 logo nesta fase do jogo.

Fianqueto ou Flanqueio
Modo de desenvolver os bispos por meio das casas b2 ou g2 para as brancas e b7 e g7 para as negras.

Fora do livro
Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.

Forsvth
Sistema de notação de posições em que as casas vagas no tabuleiro são representadas por números variando de 1 a 8, e as peças são registradas por sua letra inicial, maiúscula para as brancas e minúsculas para as pretas.

Fora do livro
Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.

Fork
Um conceito tático quando o cavalo ataca duas ou mais peças oponentes ao mesmo tempo.

G

Gambito
Entrega de material na abertura para conseguir melhor colocação das peças, ganho de tempo ou qualquer outra vantagem sobre o adversário, geralmente sacrificam-se peões.

Gens una sumus
Expressão latina que significa "Somos uma raça", "Somos um povo", ou ainda, "Somos uma família". É o lema adotado pela Federação Mundial de Enxadrismo(FIDE). De acordo com Gude, a expressão teria sido cunhada pelos russos Victor Kahn e Potemkin, radicados em Paris.

Garfo
Ataque simultâneo de um peão a duas peças adversárias.

Grande diagonal
As duas diagonais, uma de cada cor, 1TD-8TR e 1TR-8TD.

Grande Mestre Internacional
Ou abreviadamente "G.M.I.", máximo título outorgado pela FIDE, excetuado o de Campeão do Mundo, para o enxadrista que cumpra os requisitos para tal exigidos em regulamento.

Hole
Termo da língua inglesa com o sentido de "cova", "buraco", e aplicado a pontos débeis originados por uma estrutura defeituosa de peões.

I

Igualdade
Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.

Inferioridade
Situação causada pelo desnivelamento posicional ou material, a favor do adversário.

Iniciativa
Conceito estratégico segundo o qual um dos bandos está em condições de exercer pressão sobre o outro, mediante ameaças ou a preparação de um ataque. Diz-se que as brancas, por disporem do tempo de saída, têm a iniciativa natural, ou "pequena iniciativa".

Interposição
Ato de colocar uma peça entre uma peça atacante inimiga e a peça que está recebendo o ataque.

Intermediário
Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.

Interzonal
Torneio oficial da FIDE, classificatório para a disputa do campeonato mundial, e que é formado com os principais colocados nos Torneios Zonais de todo o mundo.

J

J'adoube
Expressão francesa internacionalmente usada e que significa "eu arrumo". Utiliza-se, previamente, quando se quer advertir o adversário de que vamos tocar em alguma peça com a intenção de arrumá-la.

Jogada selada
O mesmo que "lance secreto".

K

Kibitz
Kibitz, no enxadrismo, é uma expressão utilizada para indicar quando os espectadores de uma partida fazem comentários sobre o jogo que podem ser ouvidos pelos enxadristas em disputa. É considerado uma séria quebra de etiqueta enxadrística, quando ocorre durante uma partida de torneio ou campeonato.
L

Lance
Movimento de peça no tabuleiro, o mesmo que "jogada".

Lance secreto
O que é escrito dentro de um envelope, e não executado sobre tabuleiro, quando ao esgotar-se o tempo prescrito para uma partida de torneio esta não estiver terminada, e for necessário transferir sua continuação.

Linha
Sequência retilínea de casas, em diagonal, horizontal ou vertical. Na teoria do xadrez, chama-se linha a qualquer sequência estudada, a partir de uma posição.

Liquidar
Trocar sucessivamente várias peças e peões.

Livro
É uma sequência de movimentos de abertura ou defesa considerada padrão (algumas vezes catalogada em trabalhos de referência como The Encyclopaedia of Chess Openings). Também denominada “livro de movimentos”.

M

Maioria de peões
Situação numérica favorável em um setor ou flanco, de um bando sobre outro. Se o total de peões no tabuleiro for igual, a maioria em uma ala acarretará minoria na outra, e vice-versa. A maioria de peões é o primeiro passo para se conseguir um peão passado.

Manobra
Sucessão de lances integrando um plano estratégico, com o fito de obter alguma vantagem posicional.

Match
Competição entre dois enxadristas. (V. Torneio)

Mate
Tratamento abreviado do termo "xeque-mate". É o lance final da partida, o objetivo final do jogo.

Mate afogado
Padrão de mate executado por uma peça saltadora no qual o rei não possui uma casa livre para fuga. O Mate de Philidor é um tipo deste mate.

Mate anunciado
Uma prática comum no século XIV, onde um enxadrista anunciava o número de jogadas que, segundo sua análise, constituiriam a melhor sequência para ambos os lados que levaria ao xeque-mate.

Mate de Boden
Um padrão de mate que emprega apenas os bispos cruzados sobre o Rei adversário, após o roque. Normalmente envolve também um sacrifício da Dama em c3 ou c6. O nome é uma homenagem a Samuel Boden, que aplicou com sucesso a jogada numa partida em 1853.

Mate Epaulet
Um padrão de mate que emprega a Dama em frene ao Rei adversário que é cercado no canto por suas próprias peças.

Material
O valor positivo e visível, as peças. Diz-se que ganhou material o lado que obteve vantagem numérica ou de força operacional.

Meio-de-jogo
A fase intermediária da partida, entre a abertura e o final; é a ocasião em que as peças desempenham plenamente sua capacidade ofensiva e defensiva. Chama-se também "meio-jogo".

Mestre internacional
Título outorgado pela FIDE a enxadristas de reconhecida competência, que satisfaçam determinadas exigências mínimas.

Miniatura
Partida curta, com menos de 20 lances, de desenlace geralmente violento ou brilhante.

Mobilidade de uma peça
É o raio de ação de uma peça.

N

Nomenclatura
Designação pela qual se conhecem as peças, as aberturas, as variantes, etc.

Notação
Nomenclatura simplificada ou abreviada por meio de um conjunto de sinais convencionais. Existem diversos sistemas de notação, porém os principais, internacionalmente usados, são o algébrico ou de Stamma, e o descritivo ou inglês. Nos casos de posições estáticas, é também usado o sistema Forsyth.

NN ou N.N.
Abreviatura da expressão inglesa "no name", utilizada internacionalmente na literatura enxadrística para indicar um adversário anônimo ou que não se deseja mencionar.

Notação Algébrica
Método padrão para anotar uma partida de xadrez utilizando códigos alfanuméricos para as casas.

Notação Descritiva
Padrão de mate executado por uma peça saltadora no qual o rei não possui uma casa livre para fuga. O Mate de Philidor é um tipo deste mate.

Notação Epistolar
Sistema utilizado no xadrez por correspondência, onde tanto coluna quanto fileira recebem identificação numérica e o movimento é caracterizado por um número de quatro dígitos indicando a casa de saída e a de chegada. O mesmo que notação postal.
 O

Objetivo
Alvo perseguido no combate.

Obstrução
Ganho de espaço, pela confrontação direta entre os reis.

Oponente
O mesmo que adversário; contrário.

Oposição
Os reis estão em oposição quando se defrontam na mesma coluna, ou na mesma horizontal, ou ainda na mesma diagonal, separados por um número ímpar da casas. Ganhar a oposição é colocar o rei nessa posição.

P

Partida
Termo genérico que se usa para o conjunto de lances de xadrez que vai desde o movimento inicial até o último.

Partida aberta
A que se inicia a partir dos lances simétricos 1-P4R, P4R.

Partidas fechadas
Todas as partidas que não comecem por 1-P4R, P4R.

Partidas relâmpago
Partida em que todos os lances devem ser efetuados num tempo menor ou igual a 15 minutos.

Pat
Termo de origem francesa que indica, no enxadrismo, o empate por afogamento.

Pato
Gíria para referir-se a um enxadrista pouco habilidoso. O mesmo que capivara (ou capi), patureba e pangaré (ou panga). Tem origem no termo inglês patzer.

Patzer
Um mau jogador de xadrez.

PCA
Professional Chess Association.

Peão
Peça de menor valor no jogo de Xadrez

Pedrada
Gíria para lance muito forte e inesperado.

Peão atrasado
O que se encontra à retaguarda de seus vizinhos.

Peão avançado
Um peão que está do lado oposto do tabuleiro (a partir da quinta fileira ou maior). Um peão avançado pode ser fraco se está desconectado, carente de suporte ou com dificuldade de ser defendido, ou pode ser forte se impede o avanço ou mobilidade das peças adversárias. Um peão passado que ameaça uma promoção pode ser especialmente forte.

Peão dobrado
Peão situado em coluna onde já existe outro do próprio bando.

Peão envenenado
Um peão não protegido que, se capturado, causa problemas posicionais ou perda de material. É também uma variante da Variação Najdorf da Defesa Siciliana, onde alguns jogadores denominam o peão das brancas na b2 como "envenenado", pois a captura deste peão por parte das pretas é perigosa.

Peão isolado
O que não conta com outro em coluna contígua, para eventual apoio.

Peão passado
O que não tem mais peão contrário para detê-lo, seja na mesma coluna ou nas colunas adjacentes.

Peão pendente
Peão sem defesa nas colunas adjacentes.

Peças
São os elementos dinâmicos do xadrez.

Peça encoberta
Aquela que é indiretamente atacada no lance da pregadura.

Peça maior
Peça capaz de, com o auxílio apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No xadrez ocidental, a Dama e a Torre são peças maiores. Outras variantes como por exemplo o xadrez de capablanca tem peças maiores como o Arcebispo e o Chanceler.

Peça menor
Peça incapaz de com o auxílio de apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No xadrez ocidental, o Bispo, o Cavalo e o Peão são peças menores.

Peça pendurada
Aquela que deixada en prise (para ser capturada).


Peça pegadora
Peça agressora na pregadura.

Peça real
Denominação dada à peça que substitui o Rei na condição de objetivo de captura do jogo. Apesar de a peça reter seus movimentos convencionais, não pode permanecer ameaçada ou ser captura num jogo. É utilizada em algumas variantes como o cavalomate.

Posição aberta
Situação no tabuleiro onde as peças possuem alta mobilidade, normalmente em colunas ou diagonais abertas.

Posição fechada
Situação no tabuleiro onde as peças possuem pouca ou nenhuma mobilidade; normalmente ocorre no início da partida ou em finais com muitos peões não passados.

Post mortem
Expressão latina relativa à análise efetuada pelos enxadristas adversários logo após o final de uma partida.

Postalista
Praticante do xadrez epistolar. Incluem-se entre eles alguns enxadristas célebres como Alexander Alekhine, Max Euwe e Paul Keres, que o utilizaram como um meio eficaz de fortalecerem e aprimorarem seu estilo de jogo.

Peões centrais
São eles: PR, PD, PBR e PBD.

Peões das alas
São eles: PC e PT.

Perda de tempo
Derrota automática que alcança um competidor que, em qualquer posição, não houver cumprido com o limite máxino de tempo, exigido pelo regulamento do torneio.

Pin
Um conceito tático, quando uma peça não pode ou não deve ser movida porque serve de escudo a outra peça.

Plano
Ideia ou conjunto de ideias passíveis de aplicação em uma partida com o fim de vencê-la, ou em manobra destinada a conseguir algum tipo de vantagem em uma posição dada.

Position
O ajuste da posição das peças de xadrez. O jogador que tiver o melhor posicionamento de peças no tabuleiro de jogo é dito "positional advantage."

Pregadura
Peça impossibilitada de mover-se por expor seu rei ao xeque.

Promoção
Quando um peão atinge a última fila horizontal, o jogador "promove-o" por uma peça à sua escolha: Rainha, Torre, Bispo, ou Cavalo.

Q

Qualidade
Diferença de valor entre uma torre e um bispo ou um cavalo. Ganhar a qualidade é trocar uma cavalo ou um bispo por uma torre adversária.
R

Raio de ação
Capacidade que caracteriza cada peça em jogo.

Rei
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo.

Relâmpago
Tipo de jogo muito rápido, também conhecido por "blitz", em que os competidores devem jogar uma partida em poucos minutos, geralmente 5 ou 10, cabendo a derrota àquele que levar mate nesse período ou cuja flecha, no relógio especial, cair primeiro.

Relógio
Medidor especial de tempo para partidas de xadrez de campeonatos, com duplo mostrador indicando o dispêndio de tempo de cada competidor.

Roque artificial ou manual
Refere-se à manobra de vários movimentos executados pelo rei e torre visando a posição final do Roque. Normalmente é executado quando não é permitido rocar pelo método normal.
S

SAC
O sacrifício de uma peça para uma vantagem antecipada.

Sacrifício
Entrega de material para fins de ataque, pressão ou outro tipo de vantagem.

Saída
A jogada inicial em uma partida. Diz-se que as brancas tem a "vantagem da saída".

Sapear
Gíria para comentários em uma partida.

Simplificação
Sucessão de trocas, tendente a eliminar os elementos acessórios ou excedentes de uma posição.

Simultânea
Exibição onde um mestre enxadrista enfrenta ao mesmo tempo mais de um enxadrista em tabuleiros distintos.

Skewer
Um conceito tático quando uma peça, usualmente o bispo, ataca duas ou mais peças oponentes numa coluna ou diagonal.

Sonneborn-Berger
Sistema para desempatar automaticamente colocações com igual pontuação em torneios. Atribui-se a cada competidor em causa a soma dos pontos obtidos pelos adversários de quem ganhou, mais a metade dos pontos de cada adversário com quem empatou.

Stalemate
Um jogo de empate.

Suíço
Sistema de emparceiramento para torneio com grande número de competidores (no mínimo, 16), em que se deseje economizar rodadas. O número destas é indicado pela fórmula: "o dobro da raiz quadrada do número de participantes". Se o número não for quadrado perfeito, a formulá será: "o dobro da raiz quadrada inferior mais próxima, do número de participantes, mais um". O emparceiramento é seletivo, havendo sorteio simples apenas para indicar-se a primeira rodada. Depois desta, cada rodada, sucessivamente, terá seus competidores emparceirados de modo a que se enfrentem os que dispuserem de igual número de pontos na tabela, ou o mais próximo possível, até ser cumprido o número estabelecido. Cada competidor somente poderá se emparceirado uma vez com qualquer outro; e deverá haver, tanto quanto possível, alternação de cores.

Superproteção
Estratégia de proteção de um peão ou de uma determinada casa no tabuleiro, mais do que seria imediatamente necessário, servindo para dissuadir o oponente de atacar aquele ponto específico.

T

Tabuleiro
Quadrado dividido em 64 quadrados menores (8x8) onde se desenvolve o jogo.

Tática
Elemento característico de posições complexas ou tensas, em que uma ameaça dupla, um golpe de surpresa ou um sacrifício alteram o equilíbrio ou desequilíbrio reinantes.

Teoria
Série de conhecimentos e estudos pertinentes a todas as fases do xadrez.

Torre
A Torre é uma peça maior do xadrez, muito empregada na fase final do jogo devido ao seu valor estratégico e tático, sendo amplamente estudada na literatura sobre o enxadrismo. Usualmente seu valor relativo é em torno de cinco pontos, podendo variar em função das posições das torres em colunas ou fileiras abertas, ou formações estratégicas como baterias.

Torres dobradas
Expressão que indica o posicionamento de duas torres na mesma coluna. A formação da Dama com duas torres dobradas na mesma coluna recebe o nome de Canhão de Alekhine.

Trebelhos
Expressão arcaica para designar peças e peões.

Triângulação
De rei: manobra para atingir uma casa vizinha em dois tempos, afim de colocar o adversário em zugzwang ou de evitar um golpe tático. De dama: manobra em três tempos, para voltar ao ponto de partida, passando o lance ao adversário.

Triplo
Ataque simultâneo a três peças adversárias. Uma das peças pode ser o rei.

Trocas
Sequência de movimentos próximos, tipicamente sequenciais, onde os enxadristas capturam as peças um do outro.

U

USCF
United States Chess Federation.
V

Valor das peças
Cada peça ou peão possui um valor convencionado que representa sua força e importância.

Variante
Linha de jogo, produto de análise própria derivada de uma linha clássica.

Vantagem
Predomínio de qualquer tipo obtido durante a partida; pode ser de ordem posicional ou material.

W

Woodpusher
Um mau jogador de xadrez.

X

Xadrez às cegas
Variante do jogo onde um dos enxadristas não vê o tabuleiro.

Xadrezista
É todo aquele que se dedica ao estudo e/ou à prática profissional ou amadora do jogo de xadrez. No português do Brasil é denominado enxadrista.

Xeque
Ataque de uma peça contra o rei adversário.

Xeque descoberto
Quando uma peça sai da frente do raio de ação de uma peça amiga que ataca o rei adversário. O mesmo que xeque à descoberto.

Xeque duplo
O ataque de duas peças simultaneamente ao rei adversário.

Xeque-mate
Situação do rei quando não pode desviar-se, ser protegido ou submeter a captura uma peça que dê xeque.

Xeque perpétuo
Modalidade de empate.

Z

Zugzwang ou Zug
A obrigação de efetuar um lance que ocasiona a derrota ou uma desvantagem qualquer.

Zwischenzug
Lance intermediário inesperado.

Venha aprender na prática conosco grátis.
 Clube de Xadrez de S.B.Campo/SP
Acesse: ligadexadrezsbc.wix.com/home
e saiba mais.  
fonte: http://www.soxadrez.com.br/conteudos/glossario/

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