Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Artigos: Os movimentos extraordinários no jogo de xadrez...

Movimentos Extraordinários
Tomada en passant:é uma captura especial realizada pelo peãoque ocorre quando um peão adversário avança duas casas no seu primeiro movimento na tentativa de evitar um confronto com um peão avançado (que se encontra na fileira 5, no caso das brancas, ou na fileira 4, no caso da pretas). O peão que efetua a captura passa a ocupar a casa na qual o peão capturado se encontraria caso tivesse andado apenas 1 casa. Observe abaixo:
Figura 1Figura 2Figura 3
      
  
Promoção do Peão: ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
  
Roque: é um lance que ocorre entre o Rei e uma das Torres, com a função de proteger o Rei. No roque o Rei move-se saltando uma casa em direção à Torre, enquanto a Torre move-se para a casa que o Rei acaba de saltar. Para que esse lance seja possível, algumas condições devem ser satisfeitas:
- esse deve ser o primeiro movimento das peças envolvidas;
- o Rei não pode estar em xeque;
- nenhuma das casas pelas quais o Rei passar ou ficar pode estar sob ataque;
- as casas entre o Rei e a Torre devem estar desocupadas.
            O roque apresenta duas variantes: o roque grande e o roque pequeno. No roque pequeno, o Rei movimenta-se duas casas em direção à Torre do Rei, ou seja, ele vai de e1 para g1, enquanto a Torre vai para f1. No roque grande, o Rei move-se em direção à Torre da Dama, de e1 para c1, e a Torre, consequentemente, vai para d1.
Roque Grande
  

Roque Pequeno
  

Venha aprender na prática conosco grátis.
 Clube de Xadrez de S.B.Campo/SP
Acesse: ligadexadrezsbc.wix.com/home
e saiba mais.  
fonte: http://www.soxadrez.com.br/conteudos/mov_extraordinario/p1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário